Qualidade: Um caminho de excelência na Polymark

Dia Mundial da Qualidade

No mês de novembro destaca-se nas empresas o dia Mundial da Qualidade e aqui na Polymark não seria diferente.

Tradicionalmente, a segunda quinta-feira do mês traz uma programação de imersão em temas da Qualidade para os colaboradores, demonstrando a importância de praticá-la para entregar produtos com Excelência.

Em 2021 arriscamos uma mudança nesta programação, substituindo a divulgação de uma qualidade esperada pela celebração da qualidade vivida em nossos processos todos os dias.

Pensar na trajetória do Sistema da Qualidade na Polymark é algo que traz orgulho para todos nós, pois a cada novo ciclo, os processos de melhoria se tornam mais robustos agregando valor em todas as áreas. São 25 anos em um processo contínuo de aprendizados que resultam em melhorias para a distribuição de filmes de BOPP no Mercado.

Sentimos um forte movimento de diversos segmentos da Indústria para que por traz do material entregue, haja uma estrutura bem definida que garanta também a segurança dos produtos embalados. Para isso, novos programas de qualidade são exigidos e se estendem ao mercado de embalagens reforçando o conceito de produto seguro que chegará ao consumidor final. Estivemos ao longo do tempo bem antenados nas exigências dos nossos clientes e trabalhamos para nos adequar da melhor forma, aprimorando nossa Gestão do Sistema da Qualidade e implementando programas de BPF (Boas Práticas de fabricação),  o APPCC (análise de perigos e pontos críticos de controle),  PPR´s (Programa de Pré-Requisitos) e estruturando o programa de Food Fraud/Food Defense como parte da cadeia de fornecimento. Estas ferramentas e requisitos atendidos nos fizeram crescer muito como time, amadurecendo e complementando nossa forma de conduzir nossos processos internos. Os resultados positivos em auditorias de Qualidade pelas quais passamos neste ano, demonstram o elevado nível de atendimento que atingimos. É gratificante receber o feedback dos auditores e é uma excelente resposta para o nosso trabalho diário, visto que a voz do cliente é traduzida pelas evidências das nossas conformidades.

Passar pelo turbulento cenário da Pandemia sem perder o foco e a excelência em nossos processos é sinal de maturidade do nosso Sistema e evidencia o envolvimento de todos.

Princípios da Qualidade em todos os níveis da Organização

Já faz tempo que Qualidade não é apenas assunto para o departamento que organiza os registros e recebe as auditorias nas empresas. As normas e os requisitos vigentes reforçam cada vez mais a necessidade do envolvimento de toda a organização, incluindo a Alta Direção para que os processos sejam conduzidos em um plano contínuo de melhorias.

Aqui na Polymark, buscamos o engajamento de todos e nos empenhamos em fazer com que todos saibam o porquê sua ação individual impacta no coletivo e o quão é importante para o sucesso da organização. Com clareza, compartilhamos com todos os colaboradores a responsabilidade de entregar um produto seguro e com a qualidade esperada.

A conscientização para a Qualidade de todos os colaboradores está em evitar erros e não em apenas corrigi-los, fazendo certo desde a primeira vez. Isto garante a realização de produtos e processos padronizados, enxutos, com menores custos e tempos de execução possíveis, indo de encontro à satisfação dos clientes e saúde financeira da Polymark, evitando desperdícios.

O Sistema da Qualidade e suas potentes conexões

É atual e bastante significativo o caminho que os sistemas de gestão estão percorrendo, integrando seus objetivos, princípios e formas de atuação.

Para o ano de 2021, o CQI (Chartered Quality Institute), sugeriu o tema “Sustentabilidade: Melhorando nossos produtos, pessoas e planeta” o que remete à fusão dos papéis da Qualidade e da Sustentabilidade e seus impactos ambientais, sociais e de governança nas organizações.  

Este tema vai de encontro às estratégias da Polymark, que segue estruturando e fortalecendo a integração destes sistemas, por acreditar que todas estas engrenagens são fundamentais para a nossa marca: Um produto seguro e com qualidade, realizado por pessoas engajadas e respeitadas, que cuidam do meio ambiente, cumprindo as leis e gerando benefícios para a população a nossa volta.

É tempo de agregar valor e potencializar nossa Cultura Organizacional através do nosso sistema da Qualidade e Segurança de Produto, do nosso programa de Compliance, nosso apoio à Economia Circular, nosso desenvolvimento técnico para produtos funcionais e sustentáveis e nossas parcerias de responsabilidade social para a comunidade local.

Seguimos com ótimos resultados e muito trabalho pela frente, pois sabemos que excelência não é o ponto de chegada, e sim o caminho que percorremos todos os dias.

Agradecemos a todo o time Polymark por este percurso de sucesso na Qualidade, a parceria com nossos fornecedores e a confiança de nossos clientes.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments